Menu

Sexo casual: o limite entre o prazer e a compulsão

Amizade colorida, sexo sem compromisso, uma noite de loucuras e muitos outros nomes poderiam ser utilizados para definir o sexo casual. De fato, esse tipo de relacionamento sexual esporádico não é uma moda nova, mas que está presente na nossa maneira de nos relacionar desde as primeiras organizações sociais.

Apesar de sempre estar presente na nossa cultura, o sexo casual nos dias de hoje encontrou uma forma de difusão através da tecnologia. Ou seja, as redes sociais e os aplicativos de relacionamento impulsionaram ainda mais essa prática e de certa forma são um exemplo prático das teorias do sociólogo Zigymunt bauman.

O que a ciência diz sobre o sexo casual?

A cultura ocidental cultua tradicionalmente um modelo de conduta baseado em uma estrutura familiar artificial. Contudo, com o progresso sociocultural e com o avanço tecnológico, muitos tabus relacionados com o sexo já não têm mais sentido. Assim, as relações afetivas construídas em torno de um modelo machista e misógino de amor romântico perderam o sentido mediante a revolução sexual do último século.

Entretanto, embora a ideia de liberdade que vem inserida a essa nova maneira de encarar a sexualidade humana tenha majoritariamente um caráter positivo. Também é importante estar atento aos problemas de conduta relacionados ao sexo.

Quais são as vantagens de fazer sexo casual?

Decerto, fazer sexo com uma parceira ou parceiro em uma relação estável também tem muitos benefícios para a nossa saúde mental. Desde reduzir as possibilidades de contrair uma doença de transmissão sexual, até o amadurecimento de uma relação amorosa.

Porém, o sexo casual também leva consigo uma série de benefícios. Neste sentido, eles vão desde uma maior compreensão da sua própria sexualidade, até uma redução dos estados de estresse e uma melhoria na autoestima.

Além do mais, apesar de o que muitas pessoas podem pensar, as relações casuais também criam laços de intimidade. Ou seja, uma amizade que surgiu depois de uma experiência sexual terá laços mais profundos e honestos em comparação a novas amizades.

A diferença entre o desejo sexual e a compulsão por sexo

Ainda que o sexo casual seja uma realidade na vida de muitas pessoas, inclusive da população mais jovem, ele pode ser indiferente e até mesmo repulsivo para alguns. Desse modo, o sexo casual dependerá exclusivamente do ponto de vista e da experiência pessoal de cada um.

Portanto, mesmo que ele possa surgir de maneira espontânea na vida de cada um, ou servir para um propósito específico. Devemos estar conscientes de alguns importantes sinais para saber se o sexo casual tem um propósito ou se infelizmente se tornou em uma compulsão.

Sendo assim, o desejo sexual de estar com alguém e aproveitar de uma boa relação sexual sem compromisso faz parte do desenvolvimento da nossa própria sexualidade e de quem somos. Porém, quando esse anseio influencia negativamente na nossa rotina diária e já não tem um propósito definido, então estaremos diante de uma compulsão ou dependência sexual.