Menu

Como voltar a musculação depois de um tempo parado?

O corpo humano muitas vezes deve ser entendido como uma máquina biológico, com causa e efeito. Por isso o ditado popular: “Nós somos aquilo que comemos” tem muito sentido. Assim, o mesmo funciona quando nos referimos a atividade física, seja a corrida, algum esporte de equipe ou o treino de musculação em uma academia.

Nesse contexto, com a passada crise do Coronavírus e também por outras razões pessoais, muitas pessoas deixaram de treinar musculação. Mas e agora? Como fazer para voltara treinar depois de muito tempo parado? Acompanhe esse artigo para saber as melhores dicas de como retornar a sua rotina de treinamento e também qual a importância da atividade física diária para o corpo humano.

Posso voltar com o meu treinamento de musculação antigo?

O homem está no topo da cadeia alimentar justamente pela sua capacidade de adaptação e inteligência. Nesse sentido, nossa fisiologia está preparada para adaptar-se aos mais diversos ambientes, um verdadeiro presente da evolução quando nossos antepassados ainda precisavam caçar seus alimentos.

Porém, quando deixamos de manter a nossa rotina de treinamento ativa, o corpo também se adapta a esse período. Ou seja, ele entra em um outro estado metabólico no qual armazenar e reproduzir são a moeda da vez. Dessa forma notamos uma significativa perda muscular e um acúmulo de gordura, acompanhando de outros sintomas relacionados ao sedentarismo.

Sendo assim, uma importante regra para entender se deveríamos voltar ao tipo de treinamento anterior dependerá do tempo que estivemos sem treinar. Portanto, se o seu período de descanso for superior a aproximadamente 4 semanas o mais indicado é voltar a treinar como se você fosse um iniciante.

Em outras palavras, voltar ao treino leve, com muitas repetições e que priorizem a ativação muscular sobre a hipertrofia. Porque voltar a uma rotina de treinamento intensa depois de um longo período de descanso pode produzir lesões e aumentar finalmente o tempo sem treinar.

O que é a memória muscular?

As vezes parece que o nosso corpo é injusto quando estamos muito tempo sem treinar. Contudo, se antes desse período tínhamos uma rotina de treinamento consolidada a memória muscular será a primeira aliada na hora de voltar a rotina.

Em outras palavras, a memória muscular envolve a melhoria dos caminhos neuronais para ativação de habilidades motoras. Ela está conectada com atividades físicas, na hora de aprender um novo instrumento e também quando digitamos no teclado. Porém, ela se estabelece através do tempo e da prática constante da atividade. Por essa razão, quando voltamos a treinar depois de um período de descanso, ela será uma das primeiras estruturas a entrar em ação nesse processo de volta as atividades físicas.

Os principais desafios na hora de treinar musculação depois de muito tempo parado

Ficar muito tempo sem treinar ou praticar qualquer atividade física por mais de 6 meses será novamente um desafio para voltar ao condicionamento físico anterior. Da mesma forma que a rotina de treinamento se desenvolve através do tempo, assim se adapta o corpo ao período sem atividade física.

Desse modo, o primeiro desafio na hora de voltar a treinar é entender os seus limites e que o seu corpo deverá se adaptar ao treinamento ao longo do tempo. Ou seja, mesmo que o seu condicionamento físico fosse o de um atleta de elite, voltar a treinar demandará paciência e perseverança como um iniciante. Só assim será possível estabelecer novamente uma rotina de treinamento consistente e que permitam atingir as metas de condicionamento desejadas.