Menu

Como o sexo afeta nossa saúde?

Um dos assuntos mais comentados quando o tema é vida sexual, são os benefícios que ter uma vida sexual ativa traz para o nosso corpo. Mas quais seriam os problemas causados pela falta de atividade sexual? Isso é o que vamos descobrir.

Vamos nos concentrar em como a falta de relações sexuais íntimas mrvideosdesexo podem afetar a nossa saúde, principalmente quando ficamos um período muito longo sem praticá-lo.

A razão pela qual a falta de sexo afeta a nossa saúde

Uma situação que pode ser bem constrangedora para muitos é falar sobre sua vida sexual com amigos ou mesmo com o parceiro(a), principalmente se estiver há muito tempo sem ter uma relação sexual. Na verdade isso não é motivo para se sentir envergonhado, o importante é ser fiel aos seus princípios e ao seu tempo, também considerando que são fases da vida, há momentos em que temos uma vida sexual mais ativa e outros que não. O importante é estar consciente dos efeitos causados pela falta dessa atividade tão prazerosa.

De acordo com pesquisas recentes, há sete consequências para a saúde quando passamos um tempo sem fazer sexo.

  • Aumento da ansiedade – O sexo é uma atividade através da qual as pessoas relaxam, por isso mesmo, a falta desse tipo de atividade pode fazer com que a pessoa se estresse com muito mais facilidade. Isso porque quando fazemos sexo, o cérebro libera hormônios como a oxitocina e endorfinas, responsáveis pelo relaxamento, sensação de felicidade e bem-estar.

  • Aumentar o risco de sofrer de câncer de próstata – Calcula-se que ter uma vida sexual ativa reduz, em até 20%, o risco de câncer de próstata.

  • Aumento da suscetibilidade a gripes e resfriados – Se por um lado quando fazemos sexo com menos frequência, estamos menos expostos a vários germes e bactérias, por outro lado isso faz com que o nosso sistema diminua as nossas defesas imunológicas, que são estimuladas pela prática sexual, podendo assim resultar em mais vulnerabilidade para pegar gripes ou resfriados.

  • Deterioração do relacionamento – Especialistas descobriram que casais que não têm uma vida sexual ativa, estão mais propensos a serem infelizes e terem constantes problemas no relacionamento.
  • Aumentar o risco de disfunção erétil – Um estudo demonstrou que a atividade sexual de forma regular conserva a potência sexual, assim como a atividade física conserva a nossa capacidade física.

  • Aumenta a depressão nas mulheres – É um fato que tem sido demonstrado, embora deva ser notado que isso não acontece apenas por causa da falta de sexo, mas também por mudanças no corpo feminino, em relação aos seus hormônios.

Podemos ser feliz sem sexo?

Na verdade a resposta para essa pergunta é muito relativa, porque dependerá do fato de se uma pessoa apresenta ou não desejo sexual, nesse último caso, pode sim ser capaz de viver uma vida feliz, apesar de viver em abstinência, depende portanto do estilo de vida de cada um escolher.

Apesar disso, é importante ter em mente que nos casos de pessoas que sim tem muita energia sexual, mas que por algum motivo não tem uma vida sexual ativa, é recomendável ter uma dieta equilibrada, com uma alimentação saudável e ainda a prática de exercícios físicos, para que a carga retida em nosso corpo pela falta do sexo, possa ser liberada. Com esses cuidados não corremos os risco de nos tornamos pessoas amargadas e insatisfeitas com a vida.

Desta forma, pensando que pode haver uma incompatibilidade entre o desejo sexual e a atividade sexual de uma pessoa, a conclusão é que independentemente de como liberaremos essa energia acumulada, o importante é ser feliz e sentir satisfeito consigo mesmo.